O corpo de Higino Nunes Menezes, 57 anos, foi encontrado por volta das 6h30min desta segunda-feira, nas águas do Arroio Santa Barbara. Ele se banhava, por volta das 10h30min do último domingo, num trecho próximo a uma ponte na BR-290, no acesso à Vila Progresso, em Caçapava do Sul. Conforme o Corpo de Bombeiros da cidade, a área não possui salva-vidas.
Confira a programação que marca os 7 anos da tragédia da Boate Kiss
Uma equipe de mergulhadores de Santa Maria se dirigia ao local, na manhã desta segunda-feira, quando os bombeiros de Caçapava encontraram o corpo do homem. Desde o meio-dia de ontem, eles realizavam buscas superficiais.
A Polícia Civil também esteve no local e deve acompanhar o caso. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Santa Cruz. O velório acontece na tarde desta segunda-feira, na Capela B da Funerária Barbosa. O sepultamento está marcado para o final da tarde, por volta das 18h, no Cemitério das Catacumbas, em Caçapava do Sul.
ÁREA PERIGOSA
O ponto onde ocorreu a morte não era um local comum de banho na cidade, ainda segundo os bombeiros. A recomendação é evitar pontos com profundidade desconhecida, áreas sem guarda-vidas e a ingestão de álcool nessas situações.
O arroio onde Higino se banhava atinge até até sete metros de profundidade em alguns trechos, alertam as autoridades. O ponto mais próximo com guarda-vidas, segundo a guarnição, é a Praia do Paredão, no município de Lavras do Sul.
OUTROS AFOGAMENTOS
Segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Maria, 15 ocorrências de afogamento com morte foram atendidas pela equipe em Santa Maria ou cidades próximas, em 2019. Neste ano, este é o sexto caso na região. No último sábado, um adolescente de 17 anos se afogou nas águas do Rio Toropi, no Balneário Alto Toropi, entre Quevedos e Júlio de Castilhos. O corpo dele foi encontrado na noite deste domingo.
Cerca de duas semanas atrás, no domingo, 12, um homem de 43 anos morreu afogado nas proximidades da ERS-808, quando se banhava no lago de uma pedreira desativada. Naquele mesmo domingo, outras três jovens faleceram de maneira similar. Uma delas se afogou nas águas do Balneário Passo do Verde, em Santa Maria. Ela estava em uma área não coberta pelos salva-vidas que atuam no local. As outras duas vítimas eram adolescentes, de 13 e 15 anos, que morreram no Rio Ibicuí, em Cacequi. O ponto onde elas se banhavam não conta com atuação de guarda-vidas.
*Colaborou Chaiane Appelt